Meu framework de estudo
Introdução
Este artigo vai ser bem breve, e o objetivo principal é mostrar como hoje faço meus estudos.
Leitura
Eu iniciei minha carreira, lendo muitas apostila em PDF de PHP, e sofri pra aprender lendo.
Ultimamente tenho lido muito conteúdo teórico da faculdade, e livros recomendados pelos meus professores, e livros que tenho muita curiosidade para aprender.
Normalmente eu prefiro livros físicos, mas dependendo da leitura, eu também uso kindle, e (bem raramente) o iPad.
Eu também faço notas nos livros que leio, e quando é um mais mão na massa, igual ao livro de Java, eu paro pra testar coisas diferentes, para validar se o que li, eu aprendi direito.
Quando eu gosto muito do livro que estou lendo de forma virtual, eu compro o livro físico, para fazer notas. ( mesmo que já tenha comprado na amazon ).
Papers
Essa modalidade é nova, mas ultimamente, com o aumento do meu interesse na área acadêmica, eu estou lendo papers acadêmicos relacionado a sistemas operacionais e sistemas de arquivos. É uma área que quero contribuir, então logo espero fazer algo por aí.
Papers são complexos, foram anos de estudo, e se você entender bem a proposta, poderá valer mais que centenas de vídeos.
Engineering blog
Existem muitos blogs bons, de cientistas e engenheiros de verdade. Netflix Medium, Uber, Shopify blog, etc.. Esquece Medium de pessoas randoms que querem fazer bait como "stop doing …". Pelo amor de Deus, é uma perca de tempo.
Meu próprio blog, eu faço pra mim, e pensando em mim.
Palestras Online
Eu gosto de palestras gravadas, não de vídeos de influencers no Youtube. Também não gosto de cursos pagos. Faz muito tempo que não pago algum curso.
Os cursos na Udemy, e alguns específicos, foram bons no início da minha carreira. Depois acabei assistindo alguns com destaques, tipo Full Cycle e Balta. Esses tem conteúdo dedicado em um tema que eu não queria perder muito tempo, e acabei aprendendo bastante. São ambos que têm décadas de experiência.
Eu já não tenho paciência para esses cursos, são lentos, e eu consigo hoje facilmente na documentação, entender o objetivo, e aprender por mim mesmo.
Palestras normalmente são deep dive bem abrangente, e mostra muito o overview do problema que tal solução resolve.
Palestras presenciais
Além do network, palestras presenciais são muito boas, por que muitas das vezes, eu posso levantar a mão e perguntar algum ponto das palestras.
Nem todas vão valer a pena. Eu já assisti palestras onde o tema era nada interessante, mas ao conversar no final com algumas pessoas experientes, valeu muito mais e agregou muito no conhecimento limitado que tenho.
Ler pull requests de Open source
É bem legal ler pull request de algum projeto em uma linguagem que você tem interesse. Por exemplo, eu costumo ver os PR e RFC do Swift Lang. Também costumo ver PRs do Ruby on Rails, Spring Boot, e ver o que estão fazendo e que forma implementam as coisas.
Ver também os comentários resolvidos do PR, são bem interessantes.
Learning by doing
Quando estou cansado de conteúdos repetidos, eu costumo mexer com placas de ensaio e microcontroladores.
Também testo coisas como manter um servidor em um Raspberry, e monitorar o mesmo.
Considerações
Faça as coisas, leia documentação, leia livros, e tente evoluir. Sai desses videozinhos do youtube, que você não aprende nada.
Esses dias no Linkedin uma pessoa postou que viu o vídeo XPTO, e não concordava e perguntou o que outros achavam. Simplesmente queria tocar numa discussão de gosto pessoal. Pelo amor de Deus, vá estudar!
Se você discorda de algo, vá pro próximo tópico de estudo, ou vá você e crie um exemplo de que XYZ funciona em tal linguagem, ou framework, mas só caso você não tenha certeza. Se já tem, vá pra outra coisa.
É muito melhor ter uma boa base técnica, e boas fundações, do que um badge de 'top voice' ou qualquer porcaria que recompensa por perder seu tempo.